segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Mesa Artesanal com Rodelas de Madeira

Estou inaugurando neste blog, um espaço para publicar os avanços na minha mesa artesanal feita com rodelas de madeira.
A tecnica é simples, sendo que a copiei de um artesão que vi em Paraty em junho/2006. Colecionei uma serie de pedaços de madeira do mais variados tipos. Cortei-as em rodelas e as estou juntando com cola de madeira.
Antes de iniciar os trabalhos, pesquisei bastante na internet, mas não descobri nenhuma outra iniciativa do tipo (se alguem souber, peço me avisar). A minha rede de relacionamentos foi importante para aprender vários pontos a respeito, tais como: tipos de cola que poderiam ser usadas, maquinas necessárias, tipos de lixa para madeira, etc.
Outra ação que ajudou muito, foi falar para as pessoas o que eu estava fazendo ou pretendia fazer. Assim, conversei com vários marceneiros e artesões, fornecedores, vendedores de máquinas e curiosos.
No começo, um dos aspectos mais difíceis foi conseguir a madeira, mas na medida em que eu espalhava a notícia desse projeto, muitas pessoas foram me falando onde tinha madeira, ou guardavam para mim.

Nas fotos abaixo explico melhor a idéia e em que estagio a mesa está no momento

Esta foi a rodela de madeira inicial (foto 1). Tem cerca de 80 cm no sentido horizontal. Trata-se de uma peça proveniente de uma jaqueira. Consegui junto ao um amigo (Rabelo) que mora em Itaunas (norte do Espírito Santo). Antes de ser usada (assim com as demais), teve que ser aplainada e nivelada. Tambem usei uma lixadeira de cinta para nivelar melhor.

Para aplianar, estou usando uma Makita 1900b (foto 2). Tem se mostrado uma ferramenta

muito eficiente e forte. Um problema com essa máquina é que quando as laminas se desgastam (pelo uso), é impossivel amola-las manualmente (mesmo com a recomendação do fabricante). Assim, também um dos desafios foi encontrar alguem que amole esse tipo de ferramenta em SP. Por sorte, encontrei uma empresa (Santa Terezinha) proximo de minha casa no Tatuapé.

Depois de aplainada, é necessário usar a lixadeira (foto 3). Seu uso ajudar a tirar algumas imperfeições que ficaram na madeira em razão do uso da plaina. Além disso, ajuda a nivelar a madeira.
Nesta fase, como minha intenção não é deixar a madeira totalmente lisa, estou usando uma lixa bem grossa. A melhor que encontrei até o momento é da Norton gramatura 36. Existem dois tipos, a preta e a amarela. Recomendo a preta por ser mais resistente.

Este trabalho (cortar, aplainar e lixar) precisa ser feito com todas as rodelas que serão usadas na mesa. Quanto maior a variação de rodelas de madeira, tanto em termos de tipo como de tamanho, melhor (em minha percepção) será o resultado final. Os tamanhos ajudam a formar um mosaico bem variado e os tipos diferentes de madeira formarão uma diversidade bem apreciavel. No final, terei uma mesa com uma madeira bem clara ao lado de uma bem escura. Pedaços de madeira totalmente lisos ao lado de outras com "desenhos" naturais

Na medida em que fui percebendo que o trabalho seria viável, investi um pouco mais e comprei uma moto serra (foto 4). Antes de compra-la, tinha que contratar esse serviço. Pesquisei na internet e encontrei varias recomendações para a Sthil. Comprei a Sthil MS 360, que tem se revelado uma boa máquina.
Após juntar com cola os pedaços maiores, é preciso se encaixar pedaços menores entre esses pedaços, e outros menores ainda. Com vários galhinhos de ávores fiz cavilhas e as vou encaixando para dar sustentação (foto 5).
No começo da montagem, houve um acidente. Bateu um vento mais forte, que derrubou a mesa e descolou vários pedaços. Percebi que precisava dar uma solução a esse problema, pois se havia se quebrado ao cair, quando pronta, poderia se partir se alguem ou alguma coisa batesse mais forte sobre ela. A solução foi "cimentar" o fundo da mesa (foto 6). Para isso, usei uma mistura de cola branca de madeira com pó de serra. Com essa massa, preenchia os buracos no fundo e ajudava a dar maior liga entre os pedaços de madeira.


Prova de que essa tecnica funcionou, ocorreu quando notei que havia colado alguns pedaços de forma muito irregular e precisei desmanchar e refazer parte da mesa. Como esses pedaços estavam já "cimentados", não houve outra forma se não ir retirando pedaço por pedaço e cavilha por cavilha com o formão. E não foi fácil. Os pedaços estavam bem ligados.

E assim o trabalho vai prosseguindo. De pedaço em pedaço, a mesa-mosaico vai tomando forma. Na foto 7, o resultado do trabalho em fev/2008.

8 comentários:

Abraham disse...

Olá, gostei do seu trabalho! Em qual cidade vc está? Qual o preço médio das suas mesas por metro? abrahamvictor2002@gmail.com

Anônimo disse...

Olá.Tudo bem?Parabéns pelo trabalho.
Gostaria de saber se antes de você construir sua madeira você utilizou alguma técnica de secagem da madeira,pois como vc deve saber a madeira é um material biológico e pode sofrer retratibilidade(diminuição das dimensões) ou inchamento que o contrário.Isso é importante pois afeta nas "ligações"(colagem) que você faz.

Unknown disse...

Prezado
Obrigado pelas considerações. De fato, não usei nehuma tecnica de secagem (mesmo porque não as conheço e não atinei sobre essa importância quando comecei.
As rodelas de madeira secaram naturalmente sem exposição direta à luz do sol ou incidencia de chuva.
Este pode ter sido um fator crítico que não considerei e que venha a causar prejuizos no futuro. Como foi meu primeiro trabalho desse tipo, cometi muitos outros erros que foram aparecendo durante o processo.
Agradeço seu comentário, e caso queira continuar conversando a respeito, fico a disposição e meus contatos, alem do e-mail, estão assinalados no tópico "contatos" do blog

nightrider disse...

rapaz,ficou uma beleza essa sua mesa!sou motosserrista e já fiz algumas mesas,mas com apenas uma rodela e achei interessante sua mesa!

Antigas Anarquias disse...

Uau! Bem legal... E já está bem adiantada!

Nesse ritmo vc vai terminar bem antes do casamento do Gui, até pq hj em dia os meninos se casam tarde, risos.

Depois que vc terminar essa eu encomendo uma pra mim!

Ficou genial.

Suellen Cedroni disse...

Um trabalho Magnífico!!! Adorei!!!

Anônimo disse...

Lindissimo seu trabalho, meus parabéns!! Voce aceita encomendas? Quanto cobra e qual o tempo aproximado que levaria para fazer?

Josi - Cuiaba/MT

Unknown disse...

Josi

Obrigado pelas considerações.
Não aceito encomendas pois faço isso por hobby em raros momentos de folga, longe da minha casa.
Só pra voce ter uma idéia, faz 5 anos que comecei esse projeto. Agora consegui chegar numa fase de aplainar a mesa e fazer os detalhes. Ainda falta um tempo e trabalho para terminar.
Se quiser conversar um pouco mais a respeito, pode mandar mensagem pelo e-mail que esta colocado no blog.
Abraços
Carlos