quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

>>> Feitas para Durar - James C. Collins e Jerry I. Porras

Feitas para Durar é um estudo de 5 anos feito pelos americamos James C. Collins e Jerry I. Porras.
Os autores apontam os principais fatores que fazem com que uma empresa possa ser considerada visionária, sendo admiradas e se "sobressaiam como instituições muito especiais e de elite".
No estudo, 18 empresas consideradas visionárias, foram comparadas (cada uma delas) a outra empresa do mesmo ramo, que ocupam o segundo ou (no máximo) o terceiro lugar após o líder (empresa visonária).

O Resultado é muito elucidativo e as principais conclusões dos autores são as seguintes:
>> Empresas visonárias tem uma ideologia central (não importa qual seja) muito forte e a preservam tenazmente;
> > Elas conseguem conciliar a busca de resultados de curto prazo com a sustentabilidade a longo prazo;
>> Estimulam constantemente o seu próprio progresso atraves de variados mecanismos (Metas audaciosas, culturas de devoção, estimulo constante, etc);
>>
Na maioria delas os principais executivos são recrutados e treinamentos internamente (o que garante a continuidade da ideologia central
>>
São excelentes lugares para se trabalhar (para quem se adaptar a sua ideologia)
>> Elas se preocupam em "das as ferramentas" para que as soluções sejam alcançadas.

O texto esta repleto de histórias que ilustram os conceitos, o que ajuda muito o entendimento. Além disso, em cada capitulo, os autores deixam uma "mensagem para diretores, gerentes e empresários" sobre o que foi abordado, e enfatizam que as fotores apontados podem ser aplicados em qualquer nível de gerenciamento, portanto, é muito útil para todos nós que estamos no dia-a-dia das empresas (quer sejam elas lucrativas ou não).
Apresentam 12 mitos correntes no gerenciamento que foram desmistificados. Entre ele, o que considerei mais relevante, está o mito de que para ser uma empresa visionária é preciso se ter um líder carismático. Segundo os autores, a liderança é muito importante, mas a qualidade e continuidade dessa liderança é muito mais um produto do meio (empresa visionária), do que a empresa ser o resultado dessa liderança.

As empresas visionarias na visão do autores: 3M; American Express; Boeing; Citicorp; Ford; General Eletric; IBM; Hewletti-Parkard; Johnson & Johnson; Marriott; Merck; Motorola; Nordstrom; Phillip Morris; Procter & Gamble; Sony; Wal-Mart; Walt Disney.

No meu entendimento, é possivel se tirar algumas lições para quem esta interessado no tema Desenvolvimento, como é meu caso neste blog. Na essencia, as empresas são "feitas para durar", porque buscam permanentemente sua sustentabilidade, e esta, não passa somente pelos reultados financeiros de curto prazo. O livro bem poderia chamar "empresas sustentáveis". Por definição, todo desenvolvimento é sustentável, diferente de crescimento, que só visa o curto prazo e geralmente focado em aspectos meramente economicos.

Nenhum comentário: