terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sacos Pláticos

Normalmente sempre recebo (como muitos devem receber) aqueles famosos arquivos em power point, com belas imagens, frases comoventes, letras dancantes com efeitos mirabolantes. As vezes são "arquivos de auto ajuda", outras denunciando algo e ainda outros pedindo para que se faça algo.

Quando não conheço o remetente, não perco tempo (e não corro o risco de pegar um virus) em abrir esses arquivos. Mas a curiosidade é sempre grande (talvez a espera de algo bom) e as vezes acabo abrindo e normalmente deleto em seguinda e quase nunca repasso.

Aconteceu recentemente de ter recebido um desses. Pensei: "mais um.....". Conhecia a idoneidade da remetente e abri pra conferir. Confirmava tudo que eu pensava: era mais um daqueles ppt (chato, efeitos mirabolantes e "belas" imagens).

Mas nesse caso, resolvi quebrar minha regra e publiquei. Como não quero sobrecarregar a caixa de entrada de ninguem, publiquei no Slideshare.

Trata-se de um ppt sobre o destino das sacolinhas de plático que recebemos nas compras. Não conferi e não vou conferir a veracidade das informações (muito menos sei que é o autor [ou autora]).

O arquivo é um alerta e vale a pena ser visto. Não sei se é tudo verdade o que esta escrito, mas se vê sacolihas por todos os lado. O mais interessante em minha avaliação é que (segundo a apresentação) o custo para recicla-las é bem mais alto que para produzir. Logo é um tipo de produto que merece uma tributação maior.

E por falar em tributação, aqui vai uma sugestão para nosso governo federal (que adora inventar tributos): que tal aumentar a tributação sobre a produção e comercialização das sacolinhas??? Assim destimula o consumo e ajuda o meio ambiente (talvez esse seja um "tributo do bem"). Se o governo estiver sem criatividade, já sugiro um nome (alias nada original): CPSP = Contribuição Provisória sobre Sacolinhas Plásticas
Para assistir, clique na imagem acima à esquerda

(English version is coming soon)

Nenhum comentário: