terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Grupo de Aprendizagem do "Presença"

No ano passado, ganhei um valioso presente da amiga Vilma Jurevicius - o livro Presença - Propósito Humano e o Campo do Futuro do "quarteto" Peter Senge, C. Otto Scharmer, Joseph Jaworski e Betty Sue flowers, Editora Cultrix, com tradução para o portugues de Cristina D'arce (ver resenha em http://www.solonline.org.br)

No primeiro semestre de 2008, participei com de um grupo de aprendizagem na SOL Brasil - Society for Organizational Learning Brasil que dialogou a respeito desse livro. O aprendizado foi grande e enriquecedor, mas poderia ter sido melhor e maior se eu tivesse lido o livro, o que só consegui fazer no último trimestre de 2008.

Assim que terminei de ler, me dei conta do que havia perdido. Mas, como não adianta ficar chorando o leite derramado, resolvi partir para ação e articulei um grupo de conhecidos que poderiam se interessar pelo livro e os convidei para um encontro para o mesmo proposito: dialogar sobre o livro Presença.

Conclui que somente com a leitura do livro, apesar de ter participado do grupo na SOL, minha compreenssão do tema seria deficiente e que esta só poderia se ampliar se eu pudesse compartilhar duvidas e impressões com outras pessoas.

Assim, dessa articulação que fiz, envolvendo em torno de 20 pessoas, por uma série de motivos só consegui reunir (além de mim mesmo), mais duas pessoas: Maria Paula e Lusimar. Como quantidade nesses casos não significa qualidade, o encontro foi ótimo e saímos animados a dar sequencia ao projeto do grupo de aprendizagem.

Este segundo encontro do grupo vai ocorrer em 29/01/2009 as 19:00hs (se alguem estiver interessado me escreva que conto sobre o local). Para esse segundo encontro, eu, Maria Paula e Lusimar reunimos um grupo confirmado de 9 pessoas até o momento (vamos ver quantos realmente se comprometem com suas decisões em participar).

Decidimos que vamos fazer 6 encontros no primeiro semestre de 2009 (depois avaliamos se outros serão necessários) e que o método que vamos usar é intrínsico ao próprio livro, ou seja, fazer-nos perguntas autenticas sobre o conteúdo e temas (sem pretender responde-las de uma forma tradicional)

Esta feito o convite para quem quiser/puder/se interessar.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Carlos,

esta semana irei comprar o livro e quem sabe posso participar do grupo.
Um abraço e obrigada pela dica.

Helena lourenço