domingo, 25 de novembro de 2012

Pensamento positivo: Reduzir o estresse pela eliminação da fala interna  negativa

Autoria: Equipe Clinica Mayo (EUA)
Tradução: Carlos Lopes
Artigo original em inglês disponível em http://www.mayoclinic.com/health/positive-thinking/SR00009

O pensamento positivo ajuda na gestão do stress e pode até mesmo melhorar sua saúde. Pratique a superação dos pensamentos negativos com os exemplos fornecidos.

O seu copo esta meio vazio ou meio cheio? A forma como você responde a essa velha questão sobre o pensamento positivo pode refletir a sua visão sobre a vida, a sua atitude em relação a si mesmo, e se você é otimista ou pessimista - e pode até afetar sua saúde.

De fato, alguns estudos mostram que traços de personalidade como otimismo e pessimismo podem afetar muitas áreas de sua saúde e bem-estar. O pensamento positivo que normalmente vem com o otimismo é uma chave da efetiva gestão do stress. E a efetiva gestão do stress está associada a muitos benefícios de saúde. Se você tende a ser pessimista, não se desespere - você pode aprender habilidades de pensamento positivo. Veja como.


Compreendendo o pensamento positivo e fala interna

O pensamento positivo não significa que você mantém sua cabeça nas nuvens e ignore situações menos agradáveis da vida. O pensamento positivo significa apenas que você se aproxima do desagradável de uma forma mais positiva e produtiva. Você acha que o melhor está para acontecer, e não o pior.


O pensamento positivo muitas vezes começa com a fala interna. A fala interna é o interminável fluxo de pensamentos não expressos que passam pela sua cabeça todos os dias. Estes pensamentos automáticos podem ser positivos ou negativos. Algumas de suas falas internas vem da lógica e da razão e outras podem surgir de concepções equivocadas que você cria devido a falta de informação.

Se os pensamentos que passam pela sua cabeça são majoritariamente negativos, é mais provável que sua perspectiva de vida seja pessimista. Se seus pensamentos são na sua maioria positivos, é provável que você seja um otimista ou alguém que pratica o pensamento positivo.


Os Benefícios para a saúde do pensamento positivo

Pesquisadores continuam a explorar os efeitos do pensamento positivo e otimismo sobre a saúde. Os benefícios para a saúde que o pensamento positivo pode fornecer incluem:

·                Aumento da expectativa de vida
·                Menores taxas de depressão
·                Níveis mais baixos de angústia
·                Maior resistência à gripe comum
·                Melhor bem estar psicológico e físico
·                Redução do risco de morte por doença cardiovascular
·                Melhores habilidades de enfrentamento durante as adversidades e momentos de estresse

Não está claro por que as pessoas que se envolvem em experiências de pensamento positivo obtêm estes benefícios de saúde. Uma teoria é que ter uma perspectiva positiva permite que você lide melhor com situações estressantes, o que reduz os efeitos nocivos do estresse para a saúde que repercutem no seu corpo. Também é possível que as pessoas positivas e otimistas tendem a ter estilos de vida mais saudáveis - elas praticam mais atividades físicas, seguem uma dieta saudável e não fumam ou ingerem bebidas alcoólicas em excesso.


Identificando o pensamento negativo

Não tem certeza se a sua fala interna é positiva ou negativa? Aqui estão algumas formas comuns de pensamentos negativos:

Filtragem. Você amplia os aspectos negativos de uma situação e filtra todos os positivos. Por exemplo, digamos que você teve um grande dia no trabalho. Você completou suas tarefas antes do tempo e foi elogiado por fazer um trabalho rápido e completo. Mas você esqueceu um pequena tarefa. No final da tarde, você focaliza apenas o seu equívoco e esquece os elogios que recebeu.

Personalizar. Quando algo de ruim acontece, você automaticamente se culpa. Por exemplo, você fica sabendo que uma saída com os amigos foi cancelada e assume que a mudança de planos é porque ninguém queria estar com você.

"Catastrofização". Você automaticamente antecipa o pior. O atendente do café anota errado seu pedido e você pensa automaticamente que o resto do seu dia vai ser um desastre.

Polarização. Você vê as coisas apenas como boas ou más, preto ou branco. Não há meio tom. Você sente que tem que ser perfeito, ou que você é um fracasso total.


Focando o pensamento positivo

Você pode aprender a transformar pensamentos negativos em pensamentos positivos. O processo é simples, mas requer tempo e prática - afinal você está criando um novo hábito. Aqui estão algumas formas de pensar e se comportar de uma maneira mais positiva e otimista:

Identificar áreas para a mudança. Se você quer se tornar mais otimista e se envolver em mais pensamento positivo, primeiro identifique as áreas de sua vida que você costuma pensar negativamente, por exemplo, se é sobre o trabalho, sobre o seu deslocamento diário ou sobre um relacionamento. Você pode começar pequeno, concentrando-se em uma área para se aproximar de uma forma mais positiva.

Reflita. Periodicamente, durante o dia, pare e avalie o que você está pensando. Se você achar que seus pensamentos são principalmente negativos, tente encontrar uma maneira de dar uma conotação positiva para eles.

Esteja aberto ao humor. Dê-se permissão para sorrir ou rir, especialmente durante momentos difíceis. Procure humor em acontecimentos cotidianos. Quando você pode rir da vida, você se sente menos estressado.

Siga um estilo de vida saudável. Pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana para afetar positivamente o humor e reduzir o estresse. Siga uma dieta saudável para alimentar o seu corpo e mente e aprenda a gerir o stress.

Fique ao lado de pessoas positivas. Certifique-se que as pessoas em sua vida são positivas, que dão apoio e nas quais possa confiar para receber conselhos úteis e feedbacks. Pessoas negativas podem aumentar o nível de estresse e fazer você duvidar de sua capacidade para gerir o stress de maneira saudável.

Pratique a fala interna positiva. Comece por seguir uma regra simples: Não diga nada para si mesmo que você não diria a outra pessoa. Seja gentil e encorajador com você mesmo. Se um pensamento negativo surgir em sua mente, avalie-o racionalmente e responda com afirmações do que é bom em você.

Aqui estão alguns exemplos de pensamentos negativos e como você pode dar um toque de pensamento positivo neles.
Fala interna Negativa
Pensamento Positivo
Eu nunca fiz isso antes.
É uma oportunidade de aprender algo novo.
É muito complicado
Eu vou enfrentá-lo de um ângulo diferente
Eu não tenho os recursos
A necessidade é a mãe da invenção
Eu sou muito preguiçoso para conseguir este feito
Eu não podia encaixá-lo na minha agenda, mas posso rever algumas prioridades
Isto não quer funcionar
Vou tentar fazê-lo funcionar
É uma mudança muito radical
Vou dar uma chance
Ninguém se preocupa em comunicar comigo
Vou ver se consigo abrir os canais de comunicação
Eu não consigo fazer melhor do que isso
Vou fazer outra tentativa


Praticando o pensamento positivo todos os dias

Se você tende a ter uma perspectiva negativa, não espere para se tornar um otimista do dia pra noite. Mas com a prática, eventualmente a sua fala interna será menos autocrítica e mais auto aceitável. Você também pode tornar-se menos crítico do mundo ao seu redor. Além disso, quando você compartilha seu humor positivo e experiência positiva, você e aqueles ao seu redor desfrutam de um encorajamento emocional.

Praticar a fala interna positiva vai melhorar a sua perspectiva. Quando o seu estado de espírito é geralmente otimista, você é capaz de lidar com o stress diário de uma forma mais construtiva. Essa capacidade pode contribuir para os benefícios de saúde amplamente observados do pensamento positivo.

Nenhum comentário: