sábado, 6 de janeiro de 2007

>>> A Natureza das Economias de Jane Jacobs

Acabei de ler esse pequeno livro (apenas no tamanho e não no conteúdo) de Jane Jacobs e indico a todos que buscam ideias relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Nesse texto, Jacobs relaciona os processos subjacentes na natureza (ecossistemas) e de como podemos pensar nos processos de desenvolvimento (econômico, social e sustentável).
O próprio título denuncia a intenção da autora, ou seja, qual é a natureza das economias. Interessante a forma como é escrito, pois ao invés de ser um texto clássico de apresentação de conceitos, apresenta suas ideias através do diálogo de personagens fictícios, que vão apresentando suas concepções, conceitos (e pré-conceitos), tendências, ideologias e etc, o que torna sua leitura muito agradável e fácil.
Nesse clima, apresenta exemplos do aproveitamento da energia em uma floresta tropical, especialização economica e sua relação com a insustentabilidade, sistemas dinâmicos e relações de causa-efeito em sistemas complexos.
Em tempo: Jane Jacobs é também autora do clássico "Morte e Vida das Grandes Cidades" (The Death And Life of Great Amareicam Cities), publicado no Brasil pela editora Martins Fontes em 2000.
Se alguem que estiver lendo esta postagem e quiser dialogar a respeito de algumas idéias, estou a disposição. Boa leitura.

Serviço
A Natureza das Economia - 190 páginas (The Nature of Economies)
Autora: Jane Jacobs
Tradução: Paulo Anthero S Barbosa
Editora: Beca Produções Culturais

Nenhum comentário: