quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

>>> Comunidade e Democracia: A experiência da Itália Moderna - Robert Putnam

Quem gosta do tema Capital Social e considera esse um fator importante para o Desenvolvimento Local, não pode deixar de ler esse sensacional livro.
Putnam é um estudioso americano (Harvard University) que encontrou uma rara oportunidade de estudo: De que modo as instituições formais influenciam a prática da política e do governo?
Essa rara oportunidade surgiu em 1970 quando o Estado Italiano iria implantar os governos regionais (algo próximo ao que temos como Estados no Brasil). Essa medida administrativa tinha sido aprovada na constituição de 1948 e vinha sendo adiada e debatida por muitos anos.
À exceção de 05 distritos, toda a administração e os recursos eram geridos diretamente de Roma (da defesa à autorização para funcionamento de um pequeno comércio), portanto seria uma boa oportunidade para saber que variáveis afetavam o desempenho do governo, uma vez a estrutura e os recursos de cada um deles seriam exatamente os mesmos.
O que se seguiu foi um estudo de 25 anos publicado nesse livro e a principal conclusão é que uma grande influencia para o bom desempenho de um governo é a qualidade da participação da comunidade (o que chamou de Comunidade Cívica). Quanto mais os membros de uma comunidade estão engajados nos assuntos públicos melhor é o desempenho de um governo e mais efetiva a aplicação dos recursos.
Parece algo obvio, mas foi a primeira vez que um estudo extenso mostrou essa conexão, alertando que além dos fatores propriamente econômicos (renda e riqueza) e junto com os outros dois fatores extra-econômicos (recursos naturais e desenvolvimento humano), a qualidade e a quantidade do relacionamento social (capital social) é uma variável importante na equação do desenvolvimento (como afirma Augusto de Franco).
Quem olhar atentamente aos índices de desempenho dos estados regionais da Itália, e comparar com os índices de civismo, vai verificar claramente que os estados do norte são mais desenvolvidos que os estados do sul exatamente porque no norte a população é muito mais ativa e participante do que no sul, que tende a esperar do governo a solução dos problemas (qualquer semelhança com o Brasil não será mera coincidência).
Além desses dados, Putnam também oferece uma explicação histórica de como se formou o civismo no Norte da Itália e as causas do assistencialismo e paternalismo no sul do paíz.
A metodologia utilizada considerou 12 indicadores de desempenho institucional (que são explicados no livro).
Como explica Augusto de Franco em suas "Carta Rede Social", foi preciso que um americano fosse ao velho mundo para compreender o Capital Social, fazendo a viagem inversa de Tocqueville, que em 1835 saiu do Velho Mundo (França) para estudar a democracia na nascente nação americana e descobriu o capital social (que este na ocasião chamou de “governo civil”) (este livro vou comentar em breve neste blog)
Insisto, é imprescindível essa leitura e se alguém quiser comentar esse assunto, terei muita satisfação em participar.
Boa Leitura

Serviço:
Comunidade e Democracia: A Experiência da Itália Moderna
Autor: Robert Putnam
Editora: FGV

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Carlos!
Ta bem legal o seu blog!
Abc
Izabel

Anônimo disse...

Parabéns Carlos!
Ta bem legal o seu blog!
Abc
Izabel