sexta-feira, 12 de setembro de 2008

>>> O Poder das Redes - David de Ugarte

Conheci David de Ugarte na Conferencia Mundial de Cidade (Porto Alegre - fev/08) que foi apresentado por um amigo comun. Assisiti sua palestra e fiz um mini-curso com ele, além de algumas conversas tomando café na PUC-RS. Aí não teve jeito, o livro "O Poder das Redes" estava sendo lançado no seminário e com recomendação do Augusto de Franco, tive que comprar (e ler) ( e precisei le-lo duas vezes para apreender as idéias do autor, mas valeu a pena).

Para quem quiser se aprofundar um pouco mais na fenomenologia das redes, este é um bom livro. São idéias muito boas e eu diria alem do nosso tempo (ou alem do tempo das pessoas "comuns") (entre os quis eu sou um deles).

Minha impressão, nesse sentido é que David de Ugarte é um visionário. Não no sentido de fazer predições de forma direta, apesar de que elas estão implicitas em seu texto. Melhor do que classifica-lo com um visionário, ele nos permite sermos visionários, no sentido de podermos imaginar o que vem pela frente.

Em quase todo o livro aponta o que percebe que esta ocorrendo no presente e lança mão de algumas idéias para entender e explicar o fenomeno das redes.

Na minha opinião, uma das melhores análises que faz é definir as redes como "centralizadas", "descentralizadas" (ou multi-centralizadas) e "distribuídas" e mostrar que nossaa sociedade (humana) já passou
pela primeira na maioria de sua instituições, que estamos no segundo tipo e entrando fortemente no terceiro tipo ("descentralizada").

Essas transições são marcadas pelo avanço das tecnologias da comunicação. Quando o telégrafo foi inventado, surgiu junto com ele a possibilidade da transição da sociedade rede centralizada para sociedade rede descentraliza. Com advento da internet e sua crescente difusão, estamos entrando na era da sociedade rede distribuída.

Neste ponto, minha conclusão é que em dado momento iremos atingir um ponto de desequilíbio no sistema de modo que as relações em rede distribuída sejam predominantes. Isso vai se dar quando o numero de usuários de internet e de seus recursos for irreversível. Quando isso acontecer, não consiguimos (por enquanto, prever claramente as consequencias. Aqui Ugarte apresenta alguns vislumbres elencando as ferramentas da blogosfera (blogs, e-mail, sms)*. Aponta algumas situações com momentos especificos (13 de março espanhol e manifestações de 2005 da França, entre outras)

Chega de conversa pois aqui e a sessão de "indicação de leituras".

Quem quiser o livro, pode encontrar a versão em portugues editada pela Edipucrs que foi traduzido do espanhol por Glenda Ávila e pela querida amiga Oreana Jara Maculet com revisão da estimada Vilu Salvatore (as quais cumprimento pelo esforço e dedicação) e tem a "apresentação da edição brasileira" por Augusto de Franco. No blog do Augusto (http://augustodefranco.locaweb.com.br/cartas_comments.php?id=169_0_2_0_C) a Carta Rede Social 154 de 03/01/08, trata do livro com muito mais competencia do que eu. Quem quiser ler em espanhol, pode retirar o texto gratuitamente no Blog do David de Ugart: http://www.deugarte.com/manual-ilustrado-para-ciberactivistas)

Boa Leitura

* Recentemente li uma materia na Exame (edição 915 de 09/04/2008) - "Da camera para o mundo. Ao vivo" de autoria de Denise Dweck que mostra que tem uma nova geração de sites que permitem transmitir imagens ao vivo e de graça.

Um comentário:

Suellen Cedroni disse...

Por coincidência também estive na mesma Conferência Mundial, na época mais focada na participação popular na política administrativa das cidades, sendo que achei interessantíssimo e comprei este mesmo livro, mas não tive o prazer de conhecer o autor.