sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Síntese da Elaboração de Projetos Sociais

1) O que é projeto?


"Empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamentos dados" (Conceito da Organizações das Nações Unidas - Elaboração de Projetos e Propostas para Organizações Sociais, Rosana Kisil, Instituto Fonte, 2001)




2) Tipos de Projetos

Projeto Arquitetônico
Projeto Hidráulico
Projeto Elétrico
Projeto Estrutural
Projeto Financeiro
Projeto Social
Projeto de Lei

3) Sentidos do termo Projeto na área social
a) Como uma idéia:
“O projeto da instituição é recuperar dependentes químicos”

b) Como um plano
"O meu projeto de governo prevê a recuperação do parque industrial nacional"

c) Como uma visão
"O meu projeto é terminar a faculdade e buscar um estágio no exterior"

d) Como uma ideologia.
"O projeto nazista ambicionava dominar o mundo"

e) Enquanto uma organização. Conjunto de atividades ordenadas.
"Projeto Minha Casa, Minha Vida” (significa um programa de governo)
"Projeto Travessia” (refere-se ao nome de uma organização)

f) Enquanto conjunto de atividade com objetivos específicos inserido dentro de uma organização
“Projeto Site Solidário” (Projeto do Senac SP e das Faculdades Radial)
“Projeto Intercambistas de Países de Lingua Portuguesa” (Conectas)

g) Enquanto atividade antecessora de um programa. Experimentação.
Projeto Educação para o Trabalho depois sendo transformado em Programa Educação para o Trabalho
Projeto de Lei .4.444 de 15 de Janeiro de 2000 depois sendo transformado em Lei 4.444 de 16 de Dezembro de 2002

4) Projetos: Mitos e Realidades
a) Se eu tivesse um projeto bem escrito eu conseguiria mais recursos!
Mito: Projeto bem escrito não significa sucesso. O sucesso depende de muitas variáveis: recursos, credibilidade, confiança, capacidade de realização, etc.

b) É muito difícil escrever um projeto!
Mito:Projeto é a projeção de futuras intenções.

c) Eu não tenho habilidade para escrever?
Realidade: Não vivemos numa cultura que incentiva ou reforça o registro de idéias no papel.

d) O Projeto tem que ser convincente!
Realidade: Ele é uma forma de comunicação. Precisa abrangente e se inteligível para a maior parte das pessoas e principalmente para quem esta avaliando o proejto

e) Não tenho tempo para fazer projetos.
Realidade: A maior parte das organizações esta mais preocupada com o presente do que com o futuro. Além disso, fazer projetos é uma atividade de equipe.

f) Não preciso escrever um projeto, tenho tudo aqui na minha cabeça!
Mito: O que se tem na cabeça é a concepção, os valores e crenças e a ideologia relativos ao projeto.

g) Não é preciso ficar pensando muito. Vamos começar e depois a gente dá um jeito!
Mito: As variáveis na elaboração e execução de um projeto são muitas e se não forem previstas as chances de fracasso e frustração são grandes.


5) Porque fazer um Projeto
a) Elaborar um Projeto implica em projetar idéias e soluções para problemas.
b) Projeto é uma ferramenta de planejamento:
c) Possibilita prever (soluções e problemas)
d) Ajuda a antever os resultados desejados
e) Serve para calcular os riscos, custos e benefícios
f) É uma ferramenta de crítica das concepções e estratégias adotadas ou pensadas
g) Ajuda a pensar na sua viabilidade, nos recursos necessários e na coerência com um todo
h) Serve para argumentar (justificar uma solução, mostrar uma realidade)
i) Contribui para realizar (missão, visão, objetivos da organização)

6) Sendo Ferramenta de Planejamento:
a) Ajuda a tomar decisões
b) Ajuda a entender que nem toda solução para problemas (projeto) é passível de realização
c) Esta ligado a variáveis do tipo tempo, recursos, tecnologia e cultura
d) Ajuda a entender também que nem tudo que "eu" concebo como solução é compartilhado pelo grupo (ou sociedade, organização, aliados)
e) Deve servir para avaliar a sua viabilidade


7 - Fases de um projeto
a) Concepção
Conceituação geral da proposição
Seleção do tema
Definição do problema ou situação a ser abordada
Definição da missão do projeto

b) Elaboração
Levantamento de dados
Definição dos Objetivos
Elaboração de custos e prazos
Levantamento dos indicadores
Identificação de parcerias
Proposição do projeto (ver tópico 8)
Análise de viabilidade

c) Estruturação
Detalhamento dos planos operacionias
Organização da equipe
Mobilização dos recursos e meios

d) Desenvolvimento
Efetiva implementação do projeto
Realização dos produtos do projeto
Controle da execução (acompanhamento de custos, prazos e metas)
Avaliação processual e promoção de eventuais mudanças

e) Avaliação
Verificação se o projeto atingiu os objetivos esperados
Prestação de contas
Consolidação dos resultados
Elaboração de relatórios finais
Obtenção de indicadores de resultados
Avaliação de viabilidade de continuidade


8) Passos metodológicos para Elaboração de Projetos

a) Título do Projeto
Dever ser significativo
Deve transmitir a idéia básico do projeto
Preferencialmente curto
Apelo de marketing

b) Proponente
Identificação da entidade
Histórico da instituição proponente, sempre que possível, mensurar;
Demonstrar o sucesso da instituição;
Principais parceiros da instituição;
Antecedentes do Projeto ( descrição do setor, visão global, contextualizar o Projeto dentro de uma perspectiva macro).

c) Justificativa
Situação atual - como se encontra o contexto no presente;
Situação Final - é a qual nos propomos a alcançar com a implantação do projeto;
Beneficiários (diretos e indiretos) - mensurar;
Parceiros - existentes e possíveis;
Duração do Projeto - mensurar;
Custo - estimar sem detalhar;
Considerações Especiais - tudo aquilo que diferencia seu projeto dos existentes.

d) Objetivo Geral
Tudo aquilo que possa contribuir para a mudança de contexto, normalmente a médio e longo prazo (visão macro). Porém, são questões que não podemos assegurar diretamente.

Dicas:
Objetivo Geral não precisa ser mensurável.
Ser consistente com o Plano Estratégico da Instituição;
ser condizente com a política de desenvolvimento da região;
Ser suficientemente justificável.

e) Objetivo Específico
É aquele que você é diretamente responsável, aquilo que você terá que garantir ao final do Projeto. O Objetivo Específico e seus indicadores devem especificar os benefícios esperados para o seu público alvo.

Dicas:
Quanto menor a quantidade de Objetivos Específicos mais fácil sua realização
Ter o público alvo especificado com clareza;
Contribuir para o Objetivo Geral;
Ser realista e preciso;
Ser mensurável e verificável.

f) Etapas e Atividades
É um conjunto de atividades agrupadas por uma dada sequência lógica. As atividades são tarefas a serem desenvolvidas pelo Projeto. É com base nas atividades que poderemos definir o prazo e o custo do Projeto.

Dicas:
Conter as principais atividades necessárias para alcançarmos o nosso objetivo específico;
Conter apenas as atividades que podem ser garantidas pelo Projeto;
Especificar as atividades de forma precisa, mensurável e verificável;
Garantir que o prazo e o custo de cada atividade sejam determinados realisticamente.

g) Fatores Externos
É importante identificar os fatores externos tão cedo quanto possível levá-los em consideração no momento da formulação do Projeto.

Dicas:
Devem estar formulados de forma positiva;
Os fatores que não são fundamentais não devem estar incluídos;
Se existem os chamados "fatores assassinos" o Projeto deve ser reformulado para evitá-Ios, ou, na pior das hipóteses, abortado;
Os fatores devem estar definidos de forma precisa e verificável (todo risco deve ser calculado).

h) Indicadores
Os indicadores são úteis somente enquanto as formas de verificação possam ser geradas.

Dicas:
São específicos em termos de quantidade, qualidade, prazo, localização e público alvo;
As formas de verificação devem estar disponíveis - (estatística, observação e arquivos);
São relevantes como medidas para o alcance dos objetivos;
As formas de verificação são confiáveis e atualizadas

i) Cronograma
O cronograma é uma representação gráfica do tempo de todas as atividades do Projeto. É um instrumento gerencial que estabelece os parâmetro de tempo do Projeto, se tornando uma peça efetiva no sistema de controle. Só deve ser elaborado após a identificação de todas as atividades do Projeto.

Dicas:
Para ser efetivo um cronograma precisa ser completo, ou seja, ter todas as atividades listadas;
Ser compreendido pela equipe do Projeto;
Ser capaz de identificar e destacar as atividades críticas;
Mostrar a interdependência entre as atividades;
Deve ser claro ao definir o início e o fim de cada atividade;
Atualizado e/ou modificado quando necessário;
Flexível em sua aplicação;
Substancialmente detalhado para fornecer bases para o comprometimento, acompanhamento e avaliação dos usos dos recursos do Projeto;
Baseado em estimativas de tempo realistas, de acordo com a disponibilidade dos recursos.

j) Orçamento
O Custo de um Projeto é normalmente composto de 3 elementos:
1 - Custo de pessoal - salários. Pode ser estimado o salário mensal ou o equivalente em horas trabalhadas. Normalmente é o que consome a maior parte da verba destinada ao Projeto.
2 - Custo de Benefícios ou Encargos Sociais são os custos indiretos do salário, tais como: Pis, FGTS, Vale Transporte, Vale Refeição, Seguro de Vida, Assistência Médica e em alguns casos a Provisão.
3 - Custos de Manutenção: são custos necessários para manter o ambiente- em que o pessoal trabalha. Aqui estão incluídas despesas que vão desde o lápis até o aluguel. Algumas instituições ainda incluem lucros e investimentos.

Dicas:
Determinar custos realistas é sempre muito difícil. Na maioria dos Projetos os custos ficam aquém ou além do real. Para evitar erros e facilitar o trabalho é fundamental que o levantamento seja feito pelas atividades descritas no Projeto e que seja acrescido de um percentual de risco para cobrir situações eventuais e não antecipados de forma irresponsável. O orçamento deve ser sempre acompanhado por toda a equipe.

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