terça-feira, 25 de novembro de 2008

Programa de Desenvolvimento Local para América Latina e Caribe

Induzir o desenvolvimento com foco em capital social. Este é o diferencial da metodologia de promoção ao desenvolvimento implantada com sucesso pelo Senac São Paulo em mais de 35 localidades do Estado. Agora a instituição vai expandir, e muito, suas fronteiras com o lançamento do Programa de Desenvolvimento Local para América Latina e Caribe, que acontecerá no dia 27 de novembro às 19h30, no auditório do Senac, localizado à rua Dr. Vila Nova, 228, em São Paulo.
O Programa pretende difundir metodologias e estratégias de desenvolvimento para outros países da América por meio da realização de capacitações, eventos sobre o tema sustentabilidade, tendo a temática do imigrante como ponto central, com o objetivo de tecer uma rede social latino-americana e caribenha de desenvolvimento local que compartilhe recursos tecnológicos, financeiros, bem como pesquisas e conhecimento. São parceiros do Programa a Rede Espaço Sem Fonteiras, os consulados do Uruguai, Chile e México, além da organização social Presença na América Latina (
PAL) e o Centro de Apoio ao Imigrante (CAMI) de São Paulo.
O evento contará com a participação de Augusto de Franco, especialista em sustentabilidade, e Paulina Larreátegui, subsecretária de política migratória internacional do Equador, que irão debater a importância das redes sociais e do imigrante para o desenvolvimento local. Também haverá o lançamento de uma cartilha do CAMI, com apoio da Organização Internacional do Trabalho Brasil (
OIT-Brasil), sobre acesso a direitos, e de um DVD, que aborda o tráfico de pessoas, o trabalho escravo e a cadeia produtiva.
"Apesar da importância e do número crescente de iniciativas em Desenvolvimento Local no mundo, este ainda é um conceito em construção e que precisa ser estudado e pesquisado pela comunidade acadêmica, além da necessidade de que ela própria se envolva nesta atividade", comenta Jorge Silveira Duarte, gestor da área de desenvolvimento social do Senac São Paulo e idealizador do Programa.
Todo o conteúdo produzido e sistematizado será disponibilizado gratuitamente no site do Programa (
www.sp.senac.br/dlamericalatina), que já está no ar.
A conferência é gratuita e aberta ao público, com foco em pessoas e Organizações públicas ou privadas que trabalham com iniciativas de Desenvolvimento Local.
Programação:
27 de novembro, quinta-feira
• 19h30 - palestra: A Importância das Redes Sociais na Sustentabilidade da América Latina, com o especialista e consultor em desenvolvimento local, redes e sustentabilidade Augusto de Franco;
• 20 horas - palestra O Contexto do Imigrante no Desenvolvimento Local, com a subsecretária de Política Migratória Internacional do Equador, Paulina Larreátegui.
• 20h30 às 21h30 - lançamento do DVD, produzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT-Brasil), sobre tráfico de migrantes e trabalho escravo.

Serviço:Conferência e lançamento do Programa para o Desenvolvimento Local da América Latina e Caribe
Data: 27/11; 5ªHorário: às 19h30Local: Senac Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 228 - Vila Buarque

Informações e inscrições: penha@sp.senac.br ou (11) 2135-0300 - Gratuito

Nenhum comentário: