sexta-feira, 16 de abril de 2010

Especialização lato-sensu em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais

A USP Leste está lançando um programa de pós graduação Latu senso em psicologia política, políticas públicas e movimentos Sociais. São 18 meses de curso, num total de 500 horase de formação que inclui a preparação de monografia.

O time de docentes é composto, entre outros, pelo Prof. Salvador Sandoval do Núcleo de Psicologia Política e Movimentos Sociais da PUC SP e pelo Prof. Alessandro Soares da Silva da USP.

Alem da qualidade intrínsica do curso, outro fator importante é o preço: para participar dessa formação existe uma única taxa de R$ 400,00.

As inscrições podem ser feitas até 30 de abril de 2010 (de 2ª a 6ª feira) na USP Leste na Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão - Predio da Administração Escola de Artes, Ciências e Humanidades: Rua Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo - Zona Leste

Descrição:
Este curso de Especialização em Psicologia Política é a primeira iniciativa nesta área específica a ser implementada no Brasil. A primeira vez que esse termo foi mencionado foi em 1897 em uma obra de Gustave Le Bom. A psicologia Política se estabeleceu como campo de investigação em nível stricto sensu em 1973 nos Estados Unidos da América e na Europa. Em 1978 foi fundada a Associação Internacional de Psicologia Política - ISPP - na Universidade da Califórnia. No Brasil, foi fundada em dezembro de 2000 a Associação Brasileira de Psicologia Política - ABPP -, entidade mantenedora da Revista de mesmo nome, avaliada como A nacional pela CAPES/ANPPEP. Entre os proponentes desse curso encontram-se três dos fundadores da ABPP e Membros da comissão editorial da Revista Psicologia Política.Este campo se preocupa com as relações entre indivíduo e coletivo, com as relações de poder que são construídas nas diversas esferas da vida social, com as produções identitárias de sujeitos e grupos, com as organizações sociais e sua interação social, comportamentos político e eleitoral, bem como com fenômenos coletivos que relacionam as questões da participação política.Nesse sentido, este curso se constitui em uma importante oportunidade para a formação profissional e intelectual daqueles sujeitos que atuam em campos como o Marketing Político, Terceiro Setor, Educação Popular, Comunidades, Partidos Políticos, Movimentos Sociais e Juventude. Oferecer este curso propicia a Universidade de São Paulo um lugar histórico importante na construção desse campo no Brasil, consolidando-se enquanto instituição inovadora e com proposta de ponta em campos inovadores e potencialmente importantes para a transformação social.

Objetivos:
O presente curso de especialização tem por objetivo fundamentar teoricamente as práticas psicossociais junto às associações de bairro, sindicatos, terceiro setor, conselhos, partidos políticos, escola e movimentos sociais e outras áreas de atuação profissional que estejam relacionadas com fenômenos coletivos, assim como capacitar os/as alunos/as para a intervenção em instituições e/ou comunidades.

Objetivos Específicos:
Capacitar e formar lideranças para a atuação nesses diferentes campos
Analisar criticamente as políticas públicas, bem como elaborar propostas que auxiliem na elaboração das mesmas

Público-Alvo:
Este curso é destinado a profissionais da Educação, Psicologia, Sociologia, Antropologia, História e Marketing e a estudantes do último ano da carreira prestes a concluir o curso; assessores parlamentares, lideranças comunitárias, sindicatos, Ongs e movimentos sociais.

Outras informações:

Nenhum comentário: