terça-feira, 27 de abril de 2010

Adam Kahane no Brasil

Adam Kahane estará novamente no Brasil. Desta vez para lançar seu segundo livro: "Poder e Amor: teoria e prática da mudança social" (Editora Senac São Paulo).

Pessoalmente lí seu primeiro livro "Como Resolver Problemas Complexos: uma forma aberta de falar, escutar e criar novas realidades", achei ótimo e tenho usado muitas de suas abordagens no trabalho com grupos comunitários. Tem uma resenha desse livro no post: Como Resolver Problemas Complexos.

Como parte dos eventos de lançamento do livro, a Reos Partners esta organizando dois eventos com o autor em 11 e 13/05/20120 em São Paulo. Abaixo, reproduzo texto de divulgação da Reos Partners:

1 - Palestra Liderando com poder e amor
11 de maio de 2010 - 19h30 - Senac - Rua Dr. Vila Nova, 228 - Vila Buarque.
Kahane teve um insight simples e profundo: poder e amor são dois eixos que delineiam nossas jornadas individuais e coletivas. Ou aprendemos a equilibrar o poder e o amor ou falharemos em nosso esforço para criar mudanças profundas e significativas" (Peter Senge – autor de "A Quinta Disciplina")
Neste encontro, Adam Kahane apresentará sua experiência de trabalho com lideres que resolveram lidar com desafios como segurança alimentar, saúde, desenvolvimento econômico, reforma judicial, cultura de paz e mudanças climáticas. Ele abordará maneiras como podemos trabalhar com poder e amor para criarmos novas realidades.


2 - Palestra: Responsabilidade Social Corporativa: Exercitando poder com amor
13 de maio de 2010 - 18h30 às 20h00 - Hotel Transamérica - Av. das Nações Unidas, 18.591 - Santo Amaro.
"...para continuarem a ter sucesso as empresas deverão unir forças com grupos de interesse, comunidades e governos para enfrentarem os desafios de sustentabilidade de nossos tempos. Kahane nos mostra como." (Diane Osgood – Vice Presidente da Business for Social Responsibility)
O desafio de liderar um negócio de maneira responsável é como levar adiante o trabalho – com produtos e serviços lucrativos – sem destruir as conexões (com stakeholders, comunidade e meio ambiente) sobre as quais a sustentabilidade do negócio fundamentalmente depende. Este é exatamente o desafio que Martin Luther King, Jr enunciou ao dizer: "O poder sem amor é temerário e abusivo, e o amor sem o poder é sentimental e anêmico".


Um poouco mais sobre Adam Kahane (texto da Reos Partners)
Adam Kahane passou os últimos vinte anos trabalhando ao redor do mundo com líderes corporativos, do governo e sociedade civil, ajudando-os a endereçar os desafios mais complexos e vitais. Nestes anos, Adam aprendeu que as abordagens mais utilizadas para endereçar tais desafios – tanto aquelas baseadas na violência e agressão, como as fundadas em negociações infindáveis– são fundamentalmente falhas. Isso acontece porque os impulsos, aparente contraditórios, por trás destas abordagens - poder, o desejo de atingir um propósito; e amor, o ímpeto de unir-se com outros – são, na verdade, complementares.

Um comentário:

Célia Schlithler disse...

Eu vivo recomendando o livro, pois gosto muito da visão do Kahane sobre o "verdadeiro" (termo meu) diálogo, que viabiliza construções de cenários até entre pessoas ou organizações com visões opostas sobre questões muito complexas.
Pena que dia 11 não poderei ir!
Abs!